Política

Eleições 2016: saiba o que são votações majoritária e proporcional

O que é eleição majoritária?

É quando o candidato é eleito pelo maior número de votos. Geralmente é aquela em que há uma vaga por cargo, com exceção dos senadores. É o caso dos prefeitos.

O que é eleição proporcional?

– Funciona assim o sistema proporcional: para se chegar ao resultado final, aplicam-se os chamados quocientes eleitoral (QE) e partidário (QP). O quociente eleitoral é definido pela soma do número de votos válidos (= votos de legenda e votos nominais, excluindo-se os brancos e os nulos), dividida pelo número de cadeiras em disputa. Apenas partidos isolados e coligações que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga.

– A partir daí, analisa-se o quociente partidário, que é o resultado do número de votos válidos obtidos, pelo partido isolado ou pela coligação, dividido pelo quociente eleitoral. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas.

– Havendo sobra de vagas, divide-se o número de votos válidos do partido ou da coligação, conforme o caso, pelo número de lugares obtidos mais um. Quem alcançar o maior resultado assume a cadeira restante.

– Depois dessas etapas, verifica-se quais são os mais votados dentro de cada partido isolado ou coligação. Disso decorre a importância de se pensar a conveniência ou não de formar coligações.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário