Política

Eleições 2016: jovens, universitários e agora vereadores em Nova Pádua

A eleição do dia 2 de outubro mostrou que a população quer renovação e a juventude à frente do parlamento em Nova Pádua. Dos nove vereadores, cada um dos partidos que compõem a Câmara de Vereadores conseguiu eleger um: Léo Sonda (PMDB), Ildo Stangherlin (Pipa Sacarol, PP) e Silvino Maróstica (PSDB), além do suplente Cesar Augusto Menegat (PMDB). Três parlamentares eleitos no Pequeno Paraíso Italiano representam o novo e têm algo em comum: além de serem filiados ao mesmo partido, os jovens Danrlei Pilatti, Jéssica Boniatti e Maicon Morandi têm 19 anos cada, são moradores do Centro, vizinhos, amigos e colegas na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Agora, também são vereadores.

Pilatti, o mais votado no município, com 249 votos, fez sozinho a soma da votação dos dois vereadores eleitos pelo PSDB, Dirceu Gizéria (138) e Silvino Maróstica (111). Ele cursa o 4º semestre em Agronomia. Jéssica faz Engenharia de Produção e Maico cursa Administração. Pilatti destaca que quando foi convidado para formar o PP Jovem em Nova Pádua, foi pensando em auxiliar o partido em construir uma nova força no município. Ele acredita que a grande votação deste domingo representa a vontade do povo de renovar. “Gratidão é o que define meu sentimento de chegar ao final desta caminhada com este enorme apoio. Agradeço a todos que me ajudaram nesta conquista”, cita Pilatti.

Para Jéssica, que acredita na “boa política”, o resultado das urnas compensa qualquer dificuldade. “Deixei as lágrimas caírem ao ver que os paduenses depositaram sua confiança na juventude e acreditaram em uma política renovada, séria e igualitária”, frisa ela. Já para Morandi, “estar no Poder Legislativo é a possibilidade de poder lutar e contribuir com o crescimento e o desenvolvimento do município”.

Maioria dos eleitos é de agricultores

Entre os vereadores eleitos em Nova Pádua no dia 2 de outubro, 80% são agricultores de profissão. Dos novos legisladores, apenas Jéssica Boniatti (PP) declarou à Justiça Eleitoral ser estudante, enquanto que o vereador reeleito e atual presidente da Casa, Léo Sonda (PMDB), é servidor público. Os demais têm ligação com a agricultura, mesmo os mais jovens como Maico Morandi e Danrlei Pilatti, campeão de votos, que apesar de estarem cursando a faculdade mantêm as raízes na colônia. Confira abaixo quem estará na Câmara paduense para o mandato 2017-2020.

 

Os eleitos

 

Danrlei Pilatti (PP) – 249 votos

Tem 19 anos, solteiro, é agricultor e cursa Agronomia na UCS. Mora no Centro.

 

Jéssica Boniatti (PP) – 214 votos

Tem 19 anos, solteira, é estudante de Engenharia de Produção na UCS. Mora no Centro.

 

Léo Sonda (PMDB) – 164 votos

Tem 42 anos. É o atual presidente da Câmara de Vereadores. É funcionário público municipal, casado. Mora no Centro.

 

Maico Moradi (PP) – 162 votos

Tem 19 anos, solteiro, é agricultor e cursa Administração de Empresas na UCS. Mora no Centro.

 

César Augusto Menegat (PMDB) – 160 votos

Tem 41 anos, casado, é agricultor e mora na cidade. É suplente de vereador, tendo assumido a vaga deixada por Mônica Corso Pan, licenciada para ocupar o cargo de secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

 

Dirceu Gizéria (PSDB) – 138 votos

Tem 45 anos, casado, é agricultor e reside no Travessão Divisa.

 

Ildo Stangherlin – Pipa Sacarol (PP) – 124 votos

Tem 61 anos. É casado, agricultor e é parlamentar. Atualmente preside o Partido Progressista. Reside no Travessão Paredes.

 

Evanite Lusa Vedana (PMDB) – 118 votos

Tem 47 anos, casada, é agricultora. Mora no Travessão Curuzu.

 

Silvino Maróstica (PSDB) – 111 votos

Tem 62 anos, casado, é agricultor. É o vereador mais antigo da Casa. Foi eleito pela primeira vez em 2000 e reeleito nas três últimas legislaturas, sendo que entre 2005 e 2008 ocupou o cargo de vice do então prefeito Ivo João Sonda (PP). Mora no Travessão Paredes.

Danrlei Pilatti (E), Jéssica Boniatti e Maico Morandi (D): os novos políticos paduenses. - Antonio Coloda/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário