Política

Debate político e de propostas

Desde 2004 Flores da Cunha não tinha um debate entre postulantes à prefeitura aberto ao público. Na última segunda-feira, dia 19, véspera do feriado da Revolução Farroupilha, esse período encerrou-se e o Espaço Cultural São José foi dividido pelas duas coligações que disputam o pleito que ocorrerá no dia 2 de outubro. Apesar da concorrência política, das perguntas provocativas e de alguns aplausos contidos, o debate teve um alto nível de discussão, respeito e testemunho de democracia entre candidatos e também os cerca de 300 militantes que lotaram o Espaço.

A candidata Roberta foi a primeira a chegar, quando foi ovacionada pelos militantes, cerca de 10 minutos antes das 17h. Um minuto depois foi a vez de Lídio ser cumprimentado efusivamente por seus correligionários. O debate entre Scortegagna (coligação ‘Flores Unida’) e Roberta (coligação ‘Aliança Flores é Mais’) foi promovido pelo Jornal O Florense e pelas rádios Solaris, Flores e Mãe de Deus e autorizado pela Justiça Eleitoral por meio do Protocolo nº 122.575/2016. O encontro foi transmitido ao vivo pelas emissoras e pelo Facebook.

Finalizado o debate, Lídio e Roberta mostraram respeito em um abraço de coleguismo. “Parabéns pelo alto nível deste debate. O Espaço Cultural virou espaço democrático”, elogiou o gerente de programação da Solaris, Jasser Panizzon, que apresentou o debate ao lado do editor d’O Florense, Fabiano Provin. “Este encontro visa apresentar ao eleitor quais são as melhores propostas de governo para o município”, emendou Provin. Confira a seguir, por blocos, como foi o debate.

Apresentações – 1º bloco

O debate se iniciou com apresentação de Lídio e Roberta, que também explicaram os motivos de se candidatarem à prefeitura de Flores da Cunha. Roberta iniciou defendendo que acredita em “uma nova fase da política”. “Eu disse sim à política porque acredito que se posso fazer a diferença para 900 alunos por ano na universidade, quero usar todo o meu conhecimento para auxiliar o trabalho público e a vida de 30 mil pessoas. Quero administrar em prol de todos, não por partidos ou interesses particulares”, discursou a progressista. O candidato à reeleição Lídio lembrou o crescimento econômico do município nos últimos anos. “Aceitei o desafio de concorrer à reeleição porque durante quatro anos conseguimos fazer o que há de mais bonito na política: construir pontes, amizades, relacionamentos e fazer com que o município cresça em qualidade e em todos os setores. Acreditamos na força de trabalho da nossa comunidade e vamos retribuir”, valorizou o peemedebista.

Perguntas da organização – 2º bloco

Quatro temas nortearam as perguntas elaboradas pela organização do debate e feitas igualmente aos dois candidatos. A primeira abordou a segurança (estruturação da guarda municipal). Lídio valorizou a instalação das primeiras câmeras de videomonitoramento. “Nos próximos quatro anos ampliaremos as câmeras e criaremos a guarda municipal, além de ampliar o aporte de recurso com entidades”, destacou. A candidata Roberta prometeu criar a guarda armada. “Além de ampliar as câmeras, criaremos uma estrutura focada em segurança e governança comunitária, auxiliando no monitoramento com um sistema de comunicação integrado”, complementou.

Na segunda pergunta, sobre infraestrutura (duplicação da Avenida 25 de Julho), Roberta defendeu o planejamento. “Precisamos colocar em prática um plano de mobilidade”, resumiu. “Vamos executar essa obra, com revitalização geral de pórtico a pórtico”, prometeu Lídio. Na terceira pergunta, sobre economia (geração de empregos), Lídio apresentou dados sobre novas empresas. “Levamos infraestrutura e tivemos esse incremento na economia, nosso Produto Interno Bruto (PIB) cresceu mais de 40%”. Roberta apresentou o turismo como opção econômica. “Temos talento no turismo, que se enfrentado com seriedade trará muita renda para nossa cidade. Com o projeto Flores 2050 teremos um banco de dados onde projetaremos o desenvolvimento”.

A última pergunta tratou da educação (vagas infantis e ensino profissionalizante). “A educação infantil precisa ser atendida em 100% e a forma de fazer isso não é criar mais creches, mas fortalecer parcerias com empreendimentos particulares. Sabe-se que enquanto uma criança está na creche da prefeitura, tem um gasto dobrado do valor do que se comprássemos uma vaga em parceiras privadas”, expôs Roberta. “Não temos dúvida que tivemos avanços nos últimos anos, como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Conseguimos atender a todas as crianças que buscam a educação infantil, por meio de planejamento e estruturação”, garantiu Lídio.

Perguntas livres – 3º bloco

Esta foi a etapa mais longa do debate. Cada candidato fez três perguntas ao adversário – a mais incisiva e provocativa foi Roberta, enquanto que Lídio foi mais apaziguador. Em seu tempo, a progressista questionou sobre os projetos de saneamento básico como tratamento de esgoto, de drenagem e abastecimento de água, previstos no atual plano de governo de Lídio; sobre o 13º salário do prefeito, vice-prefeito e secretários; e da falta de incentivo em ações esportivas. O peemedebista, em seu tempo, questionou a concorrente sobre a proposta de flexibilização do calendário escolar; a função que de seu vice-prefeito caso assuma a administração; e sobre a infraestrutura para comunidades do interior.

Considerações finais – 4º bloco

Os últimos minutos disponibilizados para cada candidato para suas considerações finais foram de agradecimento, valorizando a família e origens na colônia, assim como o desejo pela vitória nas urnas. “Faço política por convicção, porque acredito que podemos mudar e melhorar a vida das pessoas. Faço política olhando no olho, com transparência, tranquilidade e serenidade. Temos bons projetos, desejamos continuar para investirmos ainda mais nas nossas pessoas. Acreditamos na força de trabalho, dedicação e respeito a todos”, pontuou Lídio. “Quero ser prefeita para poder aplicar todo o conhecimento que tenho em prol de uma gestão inteligente, voltada para as pessoas e pelo desenvolvimento da nossa cidade. Quero administrar mostrando que política deve ser renovada, sou contra a reeleição e tenho certeza de que estou preparada”, discursou Roberta, encerrando o debate.

 

Da esquerda para a direita, o candidato Lídio Scortegagna, o apresentador Jásser Panizzon, o mediador Fabiano Provin e a candidata Roberta Verdi. - Jefferson Freitas/Rádio Solaris/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário