Política

Consulta popular sobre a independência da Região Sul ocorre neste sábado

O movimento separatista Sul Livre busca o desmembramento do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do país para a formação de uma nova nação. Neste sábado, dia 1º de outubro, mais de 4 mil urnas estarão em 500 municípios dos três Estados. O objetivo é buscar a adesão de pelo menos 5% do eleitorado total da Região Sul (1 milhão de pessoas) para tentar dar seguimento ao plano.

O Plebisul, nome que foi dado para a pesquisa de opinião, seria realizado junto às eleições municipais, em 2 de outubro, mas para não confundir o eleitorado, o Tribuna Superior Eleitoral (TSE) modificou a data. O voto será manual e a população responderá na cédula ‘Sim’ ou ‘Não’ para a seguinte pergunta: “Você gostaria que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formassem um país independente?”.

Os locais de votação em Flores da Cunha são os supermercados Vermelhão (Avenida 25 de Julho) e Andreazza (unidade da Rua Tiradentes), no horário de funcionamento dos estabelecimentos. Para votar é preciso apresentar um documento de identificação.

Em 2014, uma pesquisa do Grupo de Estudos Sul Livre (Gesul) feita com mais de 19 mil eleitores da Região Sul, mostrou que 73,3% dos entrevistados eram favoráveis à proposta. Atualmente, a Constituição proíbe a possibilidade de desmembramento dos Estados – é inconstitucional. O que é possível fazer é uma incorporação entre si, subdivisão ou desmembramento, desde que seja para se manter o território federal.

O resultado da consulta, caso seja positiva para a separação, vai fundamentar a proposta do grupo de alterar a legislação, por meio do Legislativo, do Executivo ou por iniciativa popular para uma emenda à Constituição. Outros países e Estados do Brasil buscam o desmembramento – Minas Gerais, São Paulo, Ceará e Espírito Santo. No Exterior, há a Catalunha na Espanha e Quebec no Canadá.

Mas o processo é demorado. Um dos argumentos dos organizadores do Plebisul é que em 2014 o Rio Grande do Sul, por exemplo, arrecadou R$ 60,9 bilhões e teve o retorno de apenas R$ 13 bilhões. Se o desmembramento acontecer, o território formado por SC, PR e RS seria o mesmo da França; o Produto Interno Bruto (PIB) seria o mesmo da Dinamarca. Confira outras informações em www.sullivre.org.

Em tempo de turbulência política com impeachment da ex-presidente da República, dos problemas econômicos, em ano de eleição municipal, qual a sua opinião sobre o assunto? Acesse www.jornaloflorense.com.br/mural e deixe seu comentário.

 

 - Reprodução
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image

    Bom, na concretização desta situação em possibilidade da separação da região sul, como ficaria a situação dos nativos da região sul que reside em outros estados Brasileiros.

Deixe o Seu Comentário