Geral

Últimos preparativos para Corpus Christi e Romaria

Celebrações religiosas prometem trazer milhares de pessoas a Flores da Cunha na próxima quinta-feira. Confira programação

A menos de uma semana para uma das maiores festas de Flores da Cunha, o Corpus Christi e a 22ª Romaria do Frei Salvador, a Secretaria de Turismo de Flores da Cunha trabalha na divulgação do evento, que acontece de 3 a 6 de junho. Foram elaborados mini-tapetes no Shopping Iguatemi, Hotel Íbis e Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul, e no Hotel Dal’Onder, em Bento Gonçalves. No dia 1° de junho, a divulgação será feita em Porto Alegre, durante uma feira de vinhos.

Conforme o secretário de Turismo da cidade, Carlos Lisboa, a procissão de Corpus Christi tornou-se um dos eventos mais respeitados e visitados do Rio Grande do Sul, constando, inclusive, no calendário de visitas de dezenas de municípios brasileiros e do Mercosul. “Este é o maior evento e de maior repercussão turística de nossa cidade. Nossa intenção é potencializar cada vez mais para que possamos nos tornar referência em turismo religioso”, destaca.

No dia 3 de junho, a celebração inicia às 9h30min, defronte a Igreja Matriz, quando os fiéis acompanham a missa solene e a procissão em volta dos tapetes coloridos, que serão confeccionados por voluntários, na quarta-feira, dia 2. O tradicional tapetão da rua Borges de Medeiros será alusivo a Campanha da Fraternidade 2010 - Economia e Vida - e terá quadros com o lema Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6, 24). Para a elaboração dos 976m² de tapetes serão utilizadas mais de 60 toneladas de serragem tingida.

Novidade

Durante os três dias em que as obras de arte estiverem expostas pelas ruas da cidade os visitantes poderão, também, confeccionar seu próprio tapete. Junto a Praça da Bandeira, a prefeitura colocará à disposição moldes e serragem colorida.

Otávio Rocha

Depois de participar das celebrações em Flores da Cunha, quem estiver pela cidade no dia 3 de junho também poderá conhecer o distrito de Otávio Rocha, uma das mais belas comunidades da cidade. Lá, a celebração de Corpus Christi acontece às 15h. Após, os fiéis percorrem os tapetes coloridos defronte a Igreja Matriz.

Nova Pádua

Em Nova Pádua, a celebrações de Corpus Christi inicia às 9h com missa eucarística na Igreja Matriz. Em seguida, os fiéis acompanham a procissão com o Santíssimo Sacramento. As celebrações encerram com a última bênção em frente à Igreja Matriz.

Romaria ao Frei Salvador

Paralelamente às celebrações de Corpus Christi, todos os anos Flores realiza a Romaria a Frei Salvador, uma caminhada de mais de quatro quilômetros, que inicia no Centro da cidade e segue até o Eremitério, local muito frequentado pelo frei para realizar orações. Lá, os devotos participam de uma missa solene, e também podem conhecer a igreja construída em sua homenagem. Hermínio Pinzetta, nome de batismo, trabalhou no município por muitos anos e hoje a ele lhe são atribuídos diversos milagres. Sua história de vida está em processo de beatificação.

Frei Salvador faleceu em 31 de maio de 1972, em Flores da Cunha, vítima de um derrame cerebral, aos 61 anos. Seu enterro coincidiu com a Procissão de Corpus Christi. Foi sepultado no Cemitério Municipal, mas no dia 26 de julho de 1988 seus restos mortais foram transladados para um jazigo especial, junto à Igreja Matriz de Flores da Cunha, onde permanece até hoje.

Programação

03/06 – Quinta-feira
13h30min – Caminhada até o Eremitério. Saída junto ao salão paroquial.
15h – Missa junto ao Eremitério, com bênção à saúde, aos pães, às mudas e às sementes.



Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário