Geral

Tapetes de Corpus Christi retratam a necessidade da preservação

Quadros de serragem colorida evidenciaram tema da Campanha da Fraternidade para cerca de 7 mil pessoas que acompanharam a celebração

Preservar é um dever de todos. Essa foi a mensagem de destaque nos tapetes de serragem colorida que celebraram o Corpus Christi em Flores da Cunha este ano. Tendo como alicerce o tema da Campanha da Fraternidade 2017 – Biomas brasileiros e defesa da vida –, grande parte dos quadros produzidos pelas 25 entidades florenses retrataram a importância de ‘cultivar e guardar a criação’. “Achei bastante criativo os tapetes, com temas atuais, materiais diferenciados e evidenciando a preservação do meio ambiente e reforçando a nossa parcela nisso”, destacou o bancário André Maraschin, que veio conferir os tapetes pela primeira vez, acompanhado da esteticista Cláudia Bedin. Eles assistiram às celebrações e aproveitaram o feriado para visitar o município e rever amigos. O casal de Caxias do Sul já tem planos para o ano que vem: pretendem trazer a família para conhecer a tradição local. “Viemos para a missa, procissão, vamos almoçar e passear por Flores”, conta.

Neste ano, conforme a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, aproximadamente 7 mil pessoas acompanharam a missa e a procissão no entorno da Praça da Bandeira. “Celebrar Corpus Christi é celebrar a vida e o corpo de Cristo em cada um de nós. Com essa celebração evidenciamos a presença de Cristo em nossas vidas. É um banquete para a nossa alma”, pontuou o provincial dos capuchinhos, frei Cleonir Dalbosco, durante a missa. Após, ocorreu a procissão com o Santíssimo Sacramento sobre os tapetes de serragem. “Ao caminhar sobre os tapetes devemos sempre nos lembrar do significado disso, que é o de preparar os caminhos do Senhor. E esse caminho deve ser preparado com amor, fé, partilha e solidariedade”, destacou o celebrante.

 

Religiosidade

Os 38 tapetes ornamentados com serragem colorida não retrataram apenas a preservação ambiental, mas também os marcos da fé do povo brasileiro. O Ano Mariano no Brasil, Nossa Senhora de Lourdes e, em especial, o jubileu de 300 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foram destaque. Outro tema importante foi o cinquentenário da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima). Na Rua Borges de Medeiros os quadros exaltaram a festa máxima de Flores da Cunha, com evidência para à produção de uvas e de vinhos e a presença das soberanas e vindimeiras. O Jornal O Florense também participou da mobilização e produziu um dos tapetes que está na Rua Dr. Montaury, com capas de edições que integraram a exposição alusiva aos 30 anos do semanário.

Os tapetes ficam expostos nas ruas Borges de Medeiros, John Kennedy e Dr. Montaury e na Avenida 25 de Julho até o domingo, dia 18 de junho. Durante o final de semana haverá apresentações artísticas na Praça da Bandeira (veja quadro). A tradição de confeccionar obras de serragem colorida em Flores da Cunha iniciou em 1964. Neste ano, foram utilizadas 70 toneladas do material.

 

 - Camila Baggio/O Florense  - Camila Baggio/O Florense  - Camila Baggio/O Florense  - Camila Baggio/O Florense  - Camila Baggio/O Florense  - Camila Baggio/O Florense  - Camila Baggio/O Florense  - Camila Baggio/O Florense  - Camila Baggio/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário