Geral

Sistema de vigilância é instalado em Nova Pádua

Equipamentos irão monitorar os principais acessos ao município. Central será instalada na prefeitura

A Prefeitura de Nova Pádua assinou no último dia 12, um contrato para a instalação de um sistema de vigilância eletrônica no município. O acordo, entre a prefeitura e a empresa Naja Telecom, prevê a colocação de câmeras de videomonitoramento, projeto ‘Turista Virtual’ (inserção de câmeras de vídeo nos pontos turísticos de Nova Pádua, que foi lançado na noite de ontem, 19 de julho) e sinal de wifi grátis nas praças centrais. A instalação dos equipamentos começou na última semana e deverá estar finalizada em 15 dias. O contrato tem duração de um ano e a prefeitura pagará uma mensalidade de R$ 625 para a empresa. “É um contrato público-privado, onde a prefeitura irá arcar apenas com a mensalidade, não tendo gasto nenhum com manutenção, equipamentos ou trocas. Foi feito justamente para reduzir os gastos e tornar o município seguro”, explica o prefeito, Ronaldo Boniatti.

O cercamento eletrônico terá inicialmente 11 câmeras nas principais vias de acesso ao município (veja locais abaixo). Em três pontos (seis câmeras), os equipamentos contarão com sistema OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres), que permite a identificação de veículos por meio da leitura das placas. Duas câmeras terão vigilância HD em alta definição e os outros três equipamentos serão utilizados no projeto ‘Turista Virtual’. Num primeiro momento, as imagens ficarão armazenadas na prefeitura e à disposição das autoridades policiais, até que seja assinada a adesão ao Sistema Integrado de Segurança Municipal (Sim-RS), projeto do governo do Estado que pretende implantar o cercamento eletrônico em oito cidades da Serra. Depois da criação do Sim-RS, a ideia é a de que haja um monitoramento central da região. Mas não sabemos quanto tempo vai levar para assinarmos o termo”, pontua o prefeito.

Por enquanto, não será feito um monitoramento 24 horas das câmeras, mas as imagens poderão ser requisitadas pelos munícipes em caso de incidentes e perante um boletim de ocorrência. Elas ficarão armazenadas no servidor do Centro Administrativo Padre Antônio Galioto. “O sistema foi pensado na segurança de Nova Pádua. Com essas câmeras podemos passar informações para a polícia e até mesmo inibir furtos e roubos”, atesta Boniatti.


Onde estão as câmeras:

– VRS-814 (na entrada do município).
– Trevo de acesso para Nova Roma do Sul e outras comunidades paduenses.
– Travessão Paredes (em direção ao Travessão Alfredo Chaves).
– Avenida dos Imigrantes (na esquina da Escola Luiz Gelain).
– Em frente ao campanário, abrangendo as duas praças e a área central.
– Belvedere Sonda.

Instalação de equipamentos já começou e deve ser concluída em 15 dias. - Gilnei Gonçalves/Prefeitura de Nova Pádua/Divulgação O prefeito paduense Ronaldo Boniatti (D) assinou o contrato com Leocir Menegat, da Naja Telecom. - Gilnei Gonçalves/Prefeitura de Nova Pádua/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário