Geral

Projeto Novos Horizontes completa um ano

Ação social beneficia adolescentes para o ingresso no mercado de trabalho

O projeto social Novos Horizontes, desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, completou seu primeiro ano de atividades. No dia 12 de dezembro uma confraternização reuniu equipe, alunos e familiares para celebrar a finalização da primeira etapa.

Desde que foi implantando, o projeto reuniu adolescentes de 13 a 16 anos que puderam enriquecer seus conhecimentos, compartilhar experiências e se preparar para ingressar no mercado de trabalho. Os 20 alunos participantes, cujas famílias são beneficiárias do programa Bolsa Família, tiveram aulas de desenvolvimento humano e cidadão, reforço escolar, atividade física e qualificação profissional, além de terem realizado visitas técnicas a órgãos municipais, entidades e empresas. “Estamos finalizando 2017 com uma grande conquista e buscando novos desafios. Os relatos dos familiares nos mostram mudanças positivas de comportamento dos filhos e cooperação no âmbito familiar. Isso traduz o nosso lema que é O Jovem e a construção de uma identidade e nos traz confiança e acreditação no futuro transformador, quando as pessoas se unem e lutam por um mundo mais justo, igualitário e fraterno”, pontua o presidente do Comdica, Ézio De Salles.

Para o próximo ano, o Novos Horizontes já tem ações previstas, como o incremento do projeto em andamento e a formação de duas a quatro turmas de 20 alunos para o curso de informática. Em 2018, o projeto contará com mais uma sala no Centro da cidade, cedida pela prefeitura e que sediará o espaço de informática. Os equipamentos foram doados pelo Ministério Público.

Atualmente, o projeto atende em duas salas cedidas pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, onde são ministradas as aulas, feitas por apoiadores educacionais, professores da UCS e da Escola Profissionalizante Ver. Os alunos são beneficiados com transporte escolar, internet, lanches e atividades externas.

O Novos Horizontes é uma ação social dirigida para jovens, cujas famílias são de baixa renda e também aos que estão em situação de risco pessoal e social. Tem por objetivo fortalecer a convivência familiar e comunitária, bem como o retorno dos adolescentes à escola buscando a permanência no sistema de ensino e a preparação para o ingresso no mercado de trabalho.

Como ajudar

O projeto Novos Horizontes tem hoje o apoio de 23 instituições parceiras que auxiliam com doações, apoio financeiro e oportunidade para iniciação ao primeiro emprego. Quem quiser colaborar com a continuidade do projeto pode fazer por meio do Imposto de Renda. O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que possibilita a realização das atividades, tem como principal fonte de recursos a destinação do IR devido, tanto de pessoas físicas (6%), quanto jurídicas (1%), sem implicância de ônus extra a quem contribui. O contribuinte pode destinar até 3% do IR que iria para o governo para o projeto social. Caso antecipe o IR (até 31 de dezembro), essa doação pode chegar a 6%. “A vantagem mais importante é que você vai saber onde está sendo aplicada parte do seu imposto. O valor doado para o Fundo é revertido em programas e obras reais, em beneficio das crianças e adolescentes do nosso município”, destaca o presidente do Comdica.

Equipe do projeto ‘Novos Horizontes’ em confraternização pelo primeiro ano de atividades. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário