Geral

Ossuário do Cemitério Público muda de lugar

Novo espaço precisou ser construído devido a questões ambientais

O Cemitério Público de Flores da Cunha está passando por alterações. Além da ampliação do espaço físico em 9.571 metros, que será feita nos próximos meses, o local também realocou o ossuário. O novo espaço, em fase final de conclusão, está situado junto às carneiras públicas, na parte mais nova do Cemitério. A partir de agora todos os restos mortais de pessoas que não adquirirem a carneira pública serão depositados no novo espaço, bem como serão transferidos os restos mortais dos que estão no ossuário atual.

A nova estrutura será adornada com colunas gregas e os enfeites do antigo espaço, o qual será desmanchado e impermeabilizado para a recuperação do solo. “Ao longo dos anos, os restos mortais foram depositados sem nenhuma preocupação com o meio ambiente, além de estarem de forma inadequada. Com o novo ossuário, vamos colocar esses restos num espaço digno e merecedor de respeito, além de ambientalmente correto”, explica o prefeito florense, Lídio Scortegagna.

O ossuário público é utilizado, em sua grande maioria, por pessoas que se beneficiam das gavetas. Após um período de cinco anos do sepultamento, se o responsável não comprar, a carneira é desocupada e os restos mortais exumados e transferidos para o ossuário. Uma legislação ambiental datada de 2005 determinou que todo o sepultamento deve ocorrer em jazigos de cimento para que não haja a contaminação do lençol freático.

Ampliação

O Cemitério Público também passa por processo de ampliação, que será feita na parte onde hoje se encontra o parque de máquinas da prefeitura. De acordo com o prefeito, assim que o projeto de elaboração e o lançamento do edital para construção das novas garagens estiverem concluídos, as mudanças no Cemitério irão começar. “Assim que fizermos as garagens já ampliamos o Cemitério, construindo o muro na frente, realizando a terraplanagem e as melhorias nas calçadas nos pontos deteriorados”, afirma. A previsão é que o edital para construção do parque de máquinas seja aberto nos próximos 30 dias.

A ampliação seguirá os padrões do Cemitério atual, com uma proposta que abrange as carneiras ao fundo e dois tipos de lotes (um maior e outro menor). Haverá ainda um espaço ecumênico, um acesso de entrada pela Rua Heitor Curra e ruas internas pavimentadas com bloquetos. Ao todo serão 516 novos terrenos – 342 lotes com tamanho de 3m60cm x 2m60cm (até oito jazigos) e 174 lotes com 1m80cm x 2m60cm (até dois jazigos). Quem quiser adquirir um espaço ainda há terrenos à venda. O contato pode ser feito na prefeitura com Adriana Brandini ou pelo telefone 3279.3600. Os valores variam de R$ 5,8 mil a R$ 10,8 mil, conforme o tamanho.

 

Novo ossuário está localizado junto às gavetas públicas. - Danúbia Otobelli/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário