Geral

Oportunidade de intercâmbio para descendentes de italianos

A psicóloga florense Kiara Fontana, 26 anos, voltou no dia 21 de julho de um intercâmbio na Itália, onde passou três semanas na casa de uma família, conheceu lugares e também a cultura da província de Trento, no Norte italiano, de onde sua família tem raízes. A ação é promovida pelo governo trentino, que anualmente leva em média 20 jovens descendentes de diversos países para um intercâmbio cultural. Kiara foi a única gaúcha na 18ª edição do Programma di Interscambi Giovanili – Programa de Intercâmbio para Jovens, onde cinco brasileiros se uniram a argentinos, uruguaios, paraguaios, chilenos, mexicanos, americanos, australianos e guatemaltecos.

A ação é realizada desde 1999 com o objetivo de oferecer conhecimento para jovens de outros países, entre 18 e 36 anos, descendentes de famílias de origem trentina. Para a inscrição, são necessárias algumas informações sobre as proveniências trentinas para que o formulário possa ser enviado. “Os trentinos querem a presença de jovens dos países que receberam seus antecessores, eles têm muito orgulho e fazem questão de mostrar que a Itália de hoje é muito diferente daquela que nossos imigrantes deixaram”, conta Kiara. O cronograma de três semanas na Itália incluiu visitas a cidades e pontos turísticos. Cada jovem fica na casa de uma família e, agora, dentro de dois anos, o intercâmbio se inverte, recebendo um membro daquela família no seu país. Kiara receberá a italiana Nadia Martelo, que mora na cidade de Pinzolo.

Para participar é necessário ter descendência da província de Trento. Informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no site www.mondotrentino.net/giovani. Os prazos para as inscrições abrem sempre no mês de janeiro. Em abril são divulgados os jovens escolhidos e a viagem ocorre sempre em julho. O programa é integralmente custeado pela Província de Trento e não é necessário ter cidadania italiana.

 

 

A florense Kiara Fontana (E) com a amiga Nadia Martello, na Ragada no Val Genova, em Pinzolo, sob o Rio Sarca. A parceira de viagem virá ao Brasil em breve, dando continuidade ao projeto. - Arquivo de Kiara Fontana/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image

    Parabéns Kiara você é merecedora de tudo isso!!! Minha italianinha do

Deixe o Seu Comentário