Geral

Novo reitor da PUCRS tem raízes em Flores da Cunha

Familiares do irmão marista Evilázio Francisco Borges Teixeira residem na localidade de São Gotardo

O irmão marista Evilázio Francisco Borges Teixeira foi empossado no dia 9 de dezembro como novo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A cerimônia, realizada no Centro de Eventos da instituição, no bairro Partenon, em Porto Alegre, foi conduzida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre e chanceler da PUCRS, dom Jaime Spengler. O vice-reitor é Jaderson Costa da Costa, presidente do Instituto do Cérebro do RS.

Nascido em Vacaria, Teixeira, 50 anos, residiu por muitos anos na localidade de São Gotardo, em Flores da Cunha, até decidir se tornar um irmão marista. Ele fez os primeiros votos em 1991. Parte da família (irmãos) residem atualmente em São Gotardo. Conhecido entre os amigos por ‘Vila’, Teixeira foi catequista na comunidade.

Profissionalmente, é professor de Teologia e Filosofia, com mestrado e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e mestrado e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás D’Aquino – Angelicum (Roma). Tem MBA em Gestão Universitária pelo Instituto de Gestão e Liderança Universitária (IGLU), com estágio na Universidade de Otawa (Canadá). Fez intercâmbio cultural na escola The New England School of English (Nesse), em Cambridge, nos Estados Unidos, e participou de duas missões educacionais, na Índia (2011) e Noruega (2012); além disso, é graduado em Direito pela PUCRS.

O novo reitor atua na PUCRS há 20 anos, sendo 12 deles como vice-reitor do irmão Joaquim Clotet. Também foi professor e diretor do Centro de Pastoral da mesma instituição. Em seu discurso de posse, ressaltou a realização do planejamento estratégico e reorganização administrativa da entidade para “fortalecer nossa identidade”. “Vivemos um momento de mudanças, portanto, torna-se necessário entender a universidade como uma instituição que se faz com cada um de nós. Como instituição de ensino superior, temos presente que educação se faz sempre na relação entre pessoas”, disse.

 

Evilázio Teixeira foi catequista e residiu por alguns anos em São Gotardo. - Bruno Todeschini/PUCRS/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário