Geral

Movimento de veículos aumenta no desvio do pedágio

O movimento na praça de pedágio instalada no Km 100 da ERS-122, em Flores da Cunha, teve significativa queda nos últimos cinco meses, após a conclusão do asfaltamento dos 4km da Estrada das Indústrias (desvio do pedágio), que faz ligação com a região Norte do município. A baixa representa uma queda na arrecadação por parte da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) estimada em mais de R$ 150 mil mensais. Conforme levantamento feito pela reportagem do Jornal O Florense, de abril a agosto deste ano, três meses após a conclusão da pavimentação, 117 mil veículos, entre carros de passeio e veículos pesados deixaram de cruzar pelas cancelas e passaram a utilizar a via paralela, numa média de 23 mil carros, ônibus e caminhões por mês. Conforme a pesquisa, no mesmo período de 2015, pouco mais de 558 mil veículos cruzaram a praça de cobrança na localidade de São Roque – em igual período deste ano foram 441 mil.

O desempenho negativo ocorre tanto na categoria de veículos leves como pesados, porém, com índices menores para os veículos de cargas. Em média, os automóveis e utilitários tiveram uma queda de 38% na praça, enquanto que o fluxo de veículos pesados diminuiu 13% no trecho da ERS-122. O período de maior queda, se comparado ao mesmo período de 2015, ocorreu em abril, quando 25.909 veículos desviaram o caminho da praça de pedágio, deixando de repassar em média R$ 168 mil aos cofres da estatal. No entanto, a menor movimentação no trecho pedagiado no ano foi registrada em junho, com a passagem de 85.201 veículos.

Das 14 praças de pedágio administradas pela EGR no Estado, a de Flores da Cunha foi a que mais teve redução de movimento. Por outro lado, algumas como as instaladas no Km 28 e Km 53 da ERS-235, em Gramado e São Francisco de Paula, respectivamente, o fluxo cresceu 28% nos primeiros sete meses do ano em relação a igual período de 2015.

 

Asfaltamento do trecho de 4km foi concluído em abril deste ano. - Antonio Coloda/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image

    Pois está mais do que na hora de o governo estadual retirar em definitivo o VERGONHOSO posto de pedágio localizado em São Roque e que foi instituído pelo próprio PMDB no desastrado governo Brito. É um pedágio urbano que penaliza todas as comunidades rurais existentes no entorno e que travam significativamente o seu desenvolvimento. Desafio ao prefeito reeleito de Flores da Cunha, também do PMDB, que até o final de sua segunda gestão ele trabalhe firmemente no sentido de convencer o governo do estado a deslocar este posto de pedágio para local adequado. Estes locais adequados já são sabidos a longa data, desde as reuniões realizadas nos idos tempos da implantação do posto de pedágio pela CONVIAS. Senhor prefeito, desloque seu gabinete para funcionar junto a escola Venjamin Constant, só por uns 6 meses e saberás de todos os malefícios deste perverso pedágio existente em São Roque. Senhores vereadores de Flores da Cunha, transfiram também as suas sessões semanais para o salão comunitário da capela de São Roque, por 6 meses, e poderão saber do quanto este posto de pedágio é perverso para nós todos das comunidades adjacentes. Desistir jamais. Att. Fernando Pivotto Capela de São Roque

Deixe o Seu Comentário