Geral

Mirante Gelain reabre para o público

Após quase 10 anos sem atendimento espaço ganha bistrô, varejo e opções de esportes junto à natureza

Aproveitar a beleza natural da região. Esse foi um dos objetivos da decoradora Ana Paula Bassani, com apoio da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores da Cunha, em apostar desde o início do ano para deixar em dia a estrutura do Mirante Gelain e Cascata Bordin. Localizado no Travessão Alfredo Chaves, o atrativo turístico tem vista para o Rio das Antas, trilhas para caminhada e relevo para a prática de rapel. O espaço reabre neste sábado, dia 9, após 10 anos fechado, com um quiosque com bistrô, varejo com vinhos e produtos coloniais, além de área para lazer. 

Inaugurado em 1996, na primeira administração do ex-prefeito Renato Cavagnoli (PMDB), o Mirante Gelain está numa propriedade doada pela família de Armindo Gelain. Anos depois foi construído um quiosque com banheiros e estrutura para lanches. O atendimento, porém, não aconteceu mais e o local foi abandonado. Nos últimos anos a estrutura era aproveitada por uma associação de rapel caxiense que pratica o esporte na região do Rio das Antas.

Por gostar de gastronomia, a florense Ana Paula viu no Mirante uma oportunidade de investimento, com aproveitamento do espaço natural. Em uma parceria com a prefeitura ela promoveu o corte de plantas e da grama, limpeza e pintura das estruturas. “Estamos trabalhando desde o início do ano. O local estava bem abandonado, o que nos ocupou muito tempo e trabalho. A estrutura terá um espaço com varejo que conta com vinhos da região, além de produtos coloniais como pão, geleias, queijos e salames. O bistrô terá lanches e bebidas com espaço de encontro. Na parte externa teremos redes nas árvores, toalhas e bancos. Montamos um espaço para a família”, acrescenta Ana Paula.

No Mirante também serão organizadas trilhas naturais, além de rapel e escaladas. As visitas durante a semana devem ser agendadas; nos sábados e domingos o atendimento será das 8h às 21h. “É uma opção de lazer e um programa diferente. Para os esportes teremos sempre instrutores e acompanhamento para garantir a segurança”, destaca a empreendedora. O investimento para recuperação do local não foi divulgado pela florense.
O Mirante Gelain e a Cascata Bordin ficam no Travessão Alfredo Chaves, com acesso pela VRS-814, sentido Nova Pádua. Mais informações e agendamento de visitas pelo telefone (54) 9612.0303.

De braços abertos para o turismo
De acordo com o secretário de Turismo, Éverton Scarmin, o setor em Flores da Cunha está crescendo naturalmente, principalmente pelo período e a proximidade da Copa do Mundo. “Estamos tendo um turismo natural. O Mirante Gelain é um exemplo de local que sempre tem visitantes e faltava alguém para abraçar a causa. Estamos investindo no turismo de Flores, mas precisamos também da iniciativa privada para nos ajudar. É um momento importante”, aponta Scarmin.

Scarmin explica ainda que o turismo no município está crescendo com o apoio dos roteiros turísticos. Atualmente Flores da Cunha conta com cinco rotas que oferecem a gastronomia típica italiana, os vinhos, a vida colonial e as belezas naturais. “Nosso principal trabalho está sendo em conjunto com os roteiros e isso está funcionando muito bem”, complementa o secretário.

‘Compassos da Mérica, Mérica’ no Festival de Turismo de Gramado

O roteiro turístico Compassos da Mérica, Mérica será lançado oficialmente hoje, dia 8, às 18h, no Salão do Enoturismo, dentro do 25º Festival de Turismo de Gramado. Recebendo turistas há alguns meses, a rota busca valorizar propriedades do interior, promovendo o desenvolvimento sustentável e mantendo vivas as tradições, a gastronomia e a cultura trazidas pelos imigrantes italianos.

Criado oficialmente em 2013 pela Associação dos Empreendedores de Turismo Nostra Mérica, o atrativo abrange as comunidades de São Roque, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Bom Conselho e São Vitor. De acordo com o presidente da Associação, Ricardo Pagno, o objetivo é agregar valor às propriedades, incentivando a permanência na colônia. “As famílias estão se adequando e organizando para atender turistas. Temos os passeios de tratores, a colacion debaixo das parreiras e todo um contexto histórico. Nossa finalidade é mostrar a dia a dia do interior, valorizando e incentivando nossos agricultores”, explica Pagno.

O projeto foi pensado por um grupo de agricultores há mais de dois anos e tem como parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), onde foram realizados diversos cursos de capacitação, visando aprimorar os ideais da entidade e profissionalizar os empreendedores. O nome foi criado em homenagem ao imigrante Angelo Giusti, autor da letra da música Mérica, Mérica, considerada por lei estadual o Hino da Imigração Italiana (ele está sepultado no cemitério da comunidade do Carmo).

Integram o roteiro Compassos da Mérica, Mérica os seguintes empreendimentos/empreendedores: Adega Mascarello, Fernandes Muraro, Joel Bolzan, Joel Bolzoni e vinícolas Gilioli, Mascarello, Muraro, Pagno, Veadrigo e Vilena. Além do Compassos, a rota Vales da Serra (que inclui Flores da Cunha e Nova Pádua) participa do Festival de Turismo de Gramado com o lançamento do calendário de atividades em 2014.

Outros roteiros
Além do Compassos da Mérica, Mérica, Flores da Cunha tem outros quatro roteiros turísticos:

Vinhos dos Altos Montes: lançada em 2011, é organizada desde 2002 pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes. A opção reúne 11 empresas vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua. Mais informações pelo telefone (54) 3292.3628 ou no site www.apromontes.com.br.

Caminhos da Colônia:
inicia em Caxias do Sul e passa pelas paisagens do interior, como a comunidade de Santa Justina, depois pelo distrito de Otávio Rocha, chegando a Flores da Cunha. Mais informações no site www.caminhosdacolonia.com.br.

Vales da Serra:
organizada pela Atuaserra, é integrada por seis cidades – Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos. Mais informações em www.valesdaserra.com.br.

Melhor Idade:
promove a visitação aos principais pontos turísticos da área urbana de Flores. Mais informações pelo telefone (54) 3292.1722, ramal 217.


Jornalistas estrangeiros em Flores da Cunha

Um grupo de jornalistas do Equador e do Peru visitou Flores da Cunha nesta semana para conhecer os atrativos turísticos. O evento integrou a programação do 25º Festival de Turismo de Gramado, no qual a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços divulga roteiros.

Em parceria com a Avianca e a prefeitura, dois jornalistas equatorianos e sete peruanos conheceram vinícolas e um pouco da economia local. Os profissionais retornaram a Gramado no final da tarde de ontem – no mesmo dia, pela manhã, eles estiveram no Mirante Gelain. Segundo o secretário de Turismo, Everton Scarmin, o objetivo é divulgar o município, embora os visitantes sejam de outro país. “Por mais que esse não seja o público que queremos atrair, que é o brasileiro, esses jornalistas podem divulgar muito bem Flores da Cunha. Na última semana tivemos também um grupo de italianos que conhecerem o município”, acrescenta.

Foto/Camila Baggio

Peruanos e equatorianos estiveram no Mirante Gelain na manhã de quinta.


Atendimento no espaço aos sábados e domingos será das 8h às 21h. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário