Geral

Médicas cubanas passam a atuar em Flores

Profissionais do programa Mais Médicos trabalharão na UBS de Otávio Rocha e na UBS Dr. Claudino Muraro, no bairro União

Nos próximos dias duas médicas cubanas passarão a atender nas Unidades Básicas de Saúde de Flores da Cunha. As profissionais Marisol Ochoa Tamayo e Susel Berg Ruiz integram o programa Mais Médicos do governo federal e atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS). Elas trabalharão na UBS de Otávio Rocha e na UBS Dr. Claudino Muraro, no bairro União. Cada uma delas irá trabalhar 40 horas semanais. Formadas em Cuba, as clínicas-gerais Marisol, 46 anos, e Susel, 31 anos, estão no Brasil há quase um mês e ficarão três anos no país.

De acordo com o secretário de Saúde, Vanderlei Stuani, as profissionais estão em fase de adaptação e devem começar a trabalhar nas próximas semanas. “É um avanço considerável a vinda delas, porque nas UBSs temos médico com 20h e elas terão carga de 40h e com isso haverá atendimento todo o dia”, explica o secretário.

As cubanas terão o salário custeado pelo governo federal, sendo responsabilidade do município o pagamento de alimentação e estadia no valor de R$ 1,6 mil. Com a chegada das duas profissionais todas as UBSs de Flores da Cunha passam a contar com atendimento de clínico-geral. No município, já passaram outros quatro profissionais do programa Mais Médicos, sendo que um deles permanece atuando na UBS Dr. Hildebrando Pereira, no loteamento São Pedro.

De acordo com o Ministério da Saúde, na primeira quinzena de outubro está prevista a chegada de um médico brasileiro para atuar no município. Atualmente, os profissionais brasileiros formados no Exterior estão escolhendo as localidades de preferência entre as 1.410 vagas remanescentes disponíveis em 829 municípios. Nesse quantitativo está incluído o processo de substituição de médicos cubanos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde, que encerraram a participação no programa. A expectativa é realizar 4 mil substituições de médicos cooperados por brasileiros em três anos.

Criado por uma medida provisória em 2013, o programa Mais Médicos tem 18,2 mil profissionais participantes. Quase 11 mil médicos são estrangeiros, principalmente cubanos. Eles são inseridos em equipes de atenção básica do SUS.

As médicas cubanas Marisol Ochoa Tamayo e Susel Berg Ruiz. - Danúbia Otobelli/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image
    Donizeti Medeiros da Costa14 de Setembro de 2017 às 16:11

    meu filho Roger Donizeti Carvalho de Medeiros estara realizando seu trabalho nessa bela cidade um lugar muito lindo e ja fizemos amigos ai muito bom obg

Deixe o Seu Comentário