Geral

Lombada eletrônica será transferida do Centro para a Lagoa Bela

Prefeitura irá transferir equipamento da Rua Frei Eugênio, onde será colocada uma lombo-faixa

Uma ferramenta que prevê maior segurança ao pedestre será instalada nos próximos dias pela primeira vez no Centro de Flores da Cunha. Uma lombo-faixa será colocada na Rua Frei Eugênio, atrás da Igreja Matriz, onde atualmente há os controladores eletrônicos de velocidade. Próximo ao local, recentemente uma idosa de 86 anos foi atropelada por um carro – ela acabou morrendo em decorrência dos ferimentos.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras e Viação, Almir Zanin, o equipamento atualmente instalado próximo ao salão paroquial será transferido para um ponto na Estrada das Indústrias, na localidade de Lagoa Bela, no trecho inaugurado há cerca de um mês. Segundo a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Ropke Cavagnoli, a transferência da lombada depende de estudo técnico que irá definir o local exato a ser instalado na nova via. De acordo com a secretária, há pedidos para que sejam instalados redutores de velocidade na Estrada das Indústrias.

A chamada lombo-faixa é uma faixa de segurança elevada que atende à nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em nível mais elevado do que o leito da rua, ela se assemelha a um quebra-molas, porém, com largura de 5 metros. O obstáculo atravessa a via, ligando uma calçada à outra com a finalidade de reduzir a velocidade dos veículos que trafegam pelo local. “É uma iniciativa que pretendemos testar para garantir mais segurança às pessoas em suas travessias, na tentativa de reduzir riscos de atropelamentos”, afirma a secretária.

A faixa elevada para pedestres é uma faixa tradicional em nível, ou seja, na mesma altura da calçada. Isso visa oferecer mais segurança para o pedestre e facilidade para a travessia de cadeirantes e idosos. Por ser elevada, acaba também tendo a função de redutor de velocidade, coisa que as lombadas já fazem atualmente.

Prefeitura avalia qual o local exato para instalar o equipamento na Estrada das Indústrias. - Antonio Coloda/Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário