Geral

Estudante paduense ganha ouro em torneio de profissões

Aluno do Senai, Christian Alessi, de 21 anos, conquistou premiação no WorldSkills, em Londres, ao lado do caxiense Maicon Pasin

Com as medalhas de ouro conquistadas no WorldSkills 2011, o paduense Christian Alessi e o caxiense Maicon Pasin foram os dois estudantes com melhor desempenho do mundo em mecatrônica. Na bagagem eles também trouxeram a distinção Albert Vidal, da organização do torneio de profissões disputado em Londres (Reino Unido), em alusão a melhor pontuação dentro da delegação brasileira. A dupla, que estuda no Centro Tecnológico de Mecatrônica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Caxias do Sul, desembarcou em Porto Alegre no dia 11.

Para Christian, que passou o feriado de Nossa Senhora Aparecida em casa, com a família, a vitória foi resultado do trabalho de equipe e muito planejamento. “Foram dois anos de preparação e treinamentos intensos durante oito horas diárias”, conta o estudante. Outro motivo que deixa Alessi alegre é que esta é a primeira vez que o ouro em mecatrônica veio para o Brasil. “O país já teve prata, mas nunca ouro. Foi um resultado inédito”, acrescenta.

A equipe brasileira ficou em Londres 11 dias para ambientar os participantes e fazer com que eles pudessem se concentrar nas tarefas dadas pela organização. Durante os quatro dias de competições, Alessi, 21 anos, conta que todos os grupos recebiam os mesmos componentes e o mesmo projeto a ser realizado. O objetivo era concluir a tarefa em menos tempo, qualidade e com as características estabelecidas. “As tarefas iam se complementado com o passar dos dias. Se não tínhamos terminado a última, ela tinha que ser finalizada para dar continuidade à próxima”, explica.

A participação no WorldSkills rendeu experiência aos estudantes. “Além de conhecer um país diferente, representamos nossas habilidades e as cores do país.” Alessi cursa Engenharia de Controle e Automação na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O ouro já rendeu propostas de emprego, bolsas de estudo para um curso universitário e para cursos técnicos no Exterior. “A medalha prospectou o mercado profissional. Vou continuar minha faculdade e usar o ensino técnico para me formar como um profissional diferenciado. Quem sabe no futuro ter um negócio próprio”, afirmou.
O WorldSkills é a maior e mais importante competição de educação profissional e tecnológica do mundo. Na edição de 2011 o torneio foi realizado em Londres de 5 a 8 de outubro. O próximo evento será realizado em Liepzig, na Alemanha, em julho de 2013.

Onde atua um profissional de mecatrônica
A mecatrônica é o ramo de estudos que lida com os processos de automação industrial. O profissional pesquisa e elabora projetos que envolvam as áreas de conhecimento da mecânica, da elétrica, da eletrônica e da informática.

Atualmente, quase todo tipo de indústria utiliza algum processo de automação, seja no movimento de suas esteiras, seja com máquinas de embalagem automática, seja no processo de montagem de peças. A robotização da produção é uma realidade graças aos estudos da mecatrônica.

O profissional é responsável tanto pela criação e construção do maquinário como pela manutenção dos sistemas automáticos de produção. Ele também elabora projetos para as indústrias que estão se constituindo, determinando qual o maquinário necessário para cada linha de produção específica.

Brasil é o segundo melhor no WorldSkills
- Seis medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze e mais 10 certificados de excelência levaram o Brasil ao segundo lugar do WorldSkills de Londres, ficando à frente do Japão, da Suíça, de Cingapura – e atrás apenas da Coreia do Sul.
- Com alunos do Senai, o Brasil é ouro em desenho mecânico em CAD, eletrônica industrial, joalheria, mecânica de refrigeração, mecatrônica e web design; prata em polimecânica, tecnologia da informação e design gráfico; e bronze em fresagem CNC e soldagem.
- O Brasil esteve representado no WorldSkills em 25 ocupações profissionais. Ao todo participaram 944 competidores, que são estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional de 51 países, de todos os continentes. O evento recebeu mais de 150 mil visitantes.


Alessi e Pasin (ao fundo) festejaram o primeiro lugar na categoria mecatrônica. - Worldskills / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário