Geral

Entidades florenses encaminham pedido para nova Vara Cível

Um assunto levantado na tribuna da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha em fevereiro pela advogada Ciane Meneguzzi Pistorello, que representa a Associação dos Idosos de Flores da Cunha (Adiflores), teve andamento na semana passada, mais exatamente no dia 16. Depois de ela sugerir a criação de uma segunda vara judicial no Fórum do município para ajudar a ‘desafogar’ os mais de 12,5 mil processos que tramitam atualmente, o tema foi discutido em março com uma comissão de vereadores e com o juiz, Roberto Laux Junior. A partir daí, foi sugerida a entrega formal de um pedido no Tribunal de Justiça (TJ-RS) para solicitar a criação da 2ª Vara Cível, o que ocorreu na semana passada.

De acordo com Ciane, o documento foi apresentado em Porto Alegre durante encontro com representantes de entidades e instituições florenses com a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. O principal argumento citado pela advogada da Adiflores é a demora e a deficiência no trâmite dos processos na Comarca da cidade em razão do grande número de demandas judiciais e do quadro reduzido de servidores (o Fórum tem o mesmo quadro de 20 anos atrás, quando o número de processos era de cerca de 3 mil).

Agora, o tema será avaliado pela desembargadora junto à direção do Tribunal. “A criação de uma nova vara judicial na Comarca visa dar agilidade na resolução dos processos e também dignidade à população que verá seus direitos serem atingidos mais rapidamente”, sintetiza Ciane.

Na foto abaixo, da esquerda para a direita, durante encontro no TJ-RS, estão Luiz Antônio Zenatto (secretário de Administração), Almir Zanin (prefeito em exercício), José Pelizzer (presidente da Adiflores), Luiz Antônio Pereira dos Santos (presidente da Câmara de Vereadores), Ciane Pistorello (procuradora da Adiflores), Traudi Beatriz Grabin (juíza da Corregedoria-Geral), Leandro Raul Klipel (juiz da Corregedoria-Geral), Iris Helena Medeiros Nogueira (desembargadora corregedora-geral), Graziela Vanin (presidente da Subseção da OAB Caxias), Samuri Prezzi, Darci Dani, Vitor Hugo Zenatto (assessor jurídico do Centro Empresarial), Leila Rezende (representante da OAB de Flores da Cunha), Marcio Rech (presidente da CDL) e Leonardo Fafreldines Albert (procurador jurídico da prefeitura de Flores).

 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário