Geral

Comunidades se despedem de Ivo João Sonda

Vereador e prefeito de Nova Pádua, foi um cidadão orgulhoso de suas origens. Aos 84 anos ele deixa a esposa, filhos, netos e uma marca especial

Nova Pádua deu adeus a um dos homens mais emblemáticos de sua recente história. Ivo João Sonda faleceu na manhã do dia 23 de setembro no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Flores da Cunha, aos 84 anos. O ex-prefeito lutava contra uma leucemia (um câncer que se origina na medula óssea, local onde as células do sangue são produzidas) que causou uma falência múltipla de órgãos. Sonda foi velado na capela mortuária e na Igreja Matriz Santo Antônio de Nova Pádua e sepultado no cemitério municipal no dia 24 de setembro. Flores da Cunha e Nova Pádua decretaram luto oficial por três dias.

O primogênito de uma família de oito irmãos, Ivo João Sonda nasceu em 22 de fevereiro de 1933, no Belvedere Sonda. Filho de Ampélio Sonda e Rosa Baggio Sonda, aos 12 anos mudou-se com a família para o Travessão Leonel, onde trabalhava na agricultura e na olaria da família. Na localidade permaneceu até completar 20 anos, quando resolveu ir morar na área urbana de Nova Pádua, onde atuou como pedreiro, fabricante de móveis e no comércio de móveis e materiais de construção, sempre buscando de alguma forma empreender em suas atividades.

Sonda casou-se com Darcila Maria Tonet no dia 13 de janeiro de 1954, foram 63 anos de matrimônio. Da união tiveram nove filhos: Rita (falecida), Nelso, Ivete, Inácio, Gilmar, Elisete, Itamar, Jaqueline e Idomar. Ao lado da companheira empenhou-se pela comunidade paduense. Por três mandatos (de 1973 a 1976; de 1983 a 1988; e de 1989 a 1992) foi vereador de Flores da Cunha – na época Nova Pádua era distrito –, e integrou a comissão de emancipação política, que teve desfecho em 1992. Como município, foi eleito prefeito por duas gestões (1997-2000 e 2005-2008) pelo Partido Progressista (PP), o qual era filiado desde 1980. Sonda parte deixando a esposa Darcila, os filhos e 15 netos.

Vida pública

Na comunidade, Sonda foi sempre atuante como fabriqueiro, festeiro, jogador de bochas, músico na Banda Santa Cecília, integrante no CTG Laço Italiano, membro do Lions Clube, presidiu a Cooperativa Agrícola Nova Pádua (Coopádua) e era participante da Associação Bela Idade, entre outras atividades. “Ele sempre foi movido por cinco importantes pilares. A humildade, sempre tratou a todos e todas igual; a fé, sempre teve fé na vida, nas pessoas e principalmente nos seus ideais. Foi uma pessoa que sempre acreditou em si mesmo e sempre buscou o bem comum; a família, que foi durante toda sua vida seu maior orgulho e alicerce; a determinação, assim como ele tinha seus ideais, tinha uma determinação incrível para mover tudo o que fosse possível para que se realizasse o que ele acreditava que era o melhor, não para ele, mas para a família e todos que estivessem ao seu redor. Sempre amou Nova Pádua, fez da política uma escolha de vida e dedicou boa parte dela para fazer essa política e levar adiante seus ideais, os quais fizeram bem a muitas pessoas. Por último, a honestidade, a dignidade, a justiça e a honra que conduziram a vida desse grande homem”, homenageou o neto Mateus Sonda durante a cerimônia de despedida.

 

Homenagens

“Quando uma pessoa que fez parte da história da comunidade e esteve à frente do município como poder público falece, sempre é uma grande perda. O ex-prefeito Ivo foi uma pessoa participativa não só na política, mas com grande envolvimento social, deixando sempre sua marca com seu jeito humilde e de bom coração. Tive a oportunidade de atuar como secretário da Educação na sua segunda gestão como prefeito, e posso dizer que pude aprender com ele durante aqueles anos. Anos que foram muito importantes para estar hoje como prefeito. Com pesar, recebi a notícia de seu falecimento no mesmo dia em que eu completava mais um ano de vida. Aos familiares deixo votos de pesar, estima e consideração.” Ronaldo Boniatti, prefeito de Nova Pádua.

“O ex-prefeito de Nova Pádua e também ex-vereador de Flores da Cunha, Ivo João Sonda, deixou um legado não só na política, mas para a vida de qualquer cidadão, que é enfrentar o dia a dia com simplicidade, honestidade, trabalho comunitário e empreendedorismo. Não podemos esquecer o acolhimento festivo que sempre teve com os amigos, companheiros e principalmente com a família. Além do carisma e preocupação com sua comunidade. Foram 84 anos de luta pelo desenvolvimento de Nova Pádua e Flores da Cunha, nesta vida humilde como pedreiro, fabricante de móveis e depois como vereador e prefeito. Ivo Sonda foi um guerreiro pela sua comunidade, deixando o exemplo para aqueles que acreditam que podemos construir um mundo mais justo e ético.” Lídio Scortegagna, prefeito de Flores da Cunha.

“Nova Pádua perde uma ilustre pessoa, Ivo João Sonda, um homem batalhador que fez muito pelo nosso município, não somente como prefeito administrador, mas também como ser humano. Um líder que escreveu vários capítulos marcantes na história de Nova Pádua. Seus ensinamentos, suas sábias palavras e sua postura protetora para sempre serão lembradas em nossas memórias. Sentiremos saudades eternas desta pessoa que construiu uma bela trajetória em nosso município.” Léo Sonda, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Pádua.

“Falar da pessoa do senhor Ivo João Sonda é falar de um ser humano extraordinário, que tinha muita consideração pelas pessoas e que carregava Nova Pádua por onde passava. Foi líder comunitário, líder nos negócios e um grande líder político que inspirou a muitos com seus exemplos de ética, respeito e honestidade. Deixa um legado a ser seguido por todos.” Gelson Sonda, presidente do PP paduense e vice-prefeito.

“Os municípios de Nova Pádua e Flores da Cunha perdem um líder. O jeito simples e humilde do ex-prefeito caracteriza todo o povo paduense. Ivo João Sonda sabia conciliar a prática da administração com a vida pública, dedicando-se sempre em melhorar a qualidade de vida dos paduenses. Um gesto ou uma única palavra era suficiente para expressar o que ele pensava ou fazia. Meus sentimentos à esposa, filhos e demais familiares. E tenhamos todos a certeza que ele cumpriu o seu papel como gestor, pai, avô, irmão e amigo.” Itamar Bernardi, ex-prefeito de Nova Pádua.

Em 2000, na inauguração do restaurante panorâmico do Belvedere Sonda, em Nova Pádua, Ivo descerrou a fita com o presidente da Câmara de Vereadores Ilmar Luiz Pilatti. - Arquivo O Florense Ivo João Sonda, ao centro, durante a legislatura como vereador de Flores da Cunha, de 1989 a 1992, ao lado dos colegas Alberto Muraro (E) e Oscar Francescatto (D). - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário