Geral

Carlos Paviani recebe a medalha ‘Mérito Florense’

Fundador do Jornal O Florense foi agraciado com medalha concedida pela Câmara de Vereadores

O fundador e diretor do Jornal O Florense e diretor executivo e de relações institucionais do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani, recebeu na noite de hoje, 11 de agosto, uma homenagem da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha. Paviani foi agraciado com a medalha Mérito Florense, concedida a pessoas e entidades que se destacam ou se destacaram no município. A sessão ocorreu na Sala Olindo Carlos Toigo. A indicação da honraria foi feita pelo presidente do Legislativo, vereador Moacir Ascari (PMDB).

Filho do ex-prefeito Raymundo Paviani e de Esmerilda Paviani, Carlos nasceu em 14 de dezembro de 1961, em Flores da Cunha. Licenciou-se em Ciências e Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e especializou-se em Marketing do Vinho pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atuou como professor das redes municipal e estadual de ensino em Flores da Cunha e também em Porto Alegre.

O trabalho como docente o ajudou a fundar a Associação dos Professores de Flores da Cunha, na qual foi seu primeiro presidente. Apaixonado por música, participou de diversos grupos musicais e também de festivais, como o Vindima da Canção Popular, quando foi vencedor, em 1985, em parceria com Roque Alberto Zin, com a canção A que horas passa o trem?. Aliás, foi durante o festival que ele teve a ideia de fundar o Jornal O Florense. Motivado pelo evento cultural, Paviani e os amigos Roque Zin e Alberto Walter de Oliveira, discutiu a necessidade de um veículo de comunicação na cidade para retratar e disseminar a cultura. Em outubro de 1986 eles lançaram O Florense, que no ano passado completou 30 anos de fundação. Inicialmente, o periódico tinha circulação quinzenal e, em 1990, passou a ser semanal. 

Por meio do jornal, Paviani ampliou seu envolvimento comunitário. Foi fundador e presidente da Associação Comunitária Fenavindima, presidente da Associação Beneficente Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, e também da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), entre outras entidades. Durante o governo do prefeito Alberto Oliveira (1989-1992), foi secretário de Cultura e Turismo, quando participou da criação e planejamento dos eventos Feira de Inverno, Feira da Vindima, Magnar di Polenta e Romaria ao Frei Salvador. 

Desde 2000, Paviani divide as atividades entre o Jornal O Florense o Ibravin, onde atua na gestão de projetos, articulação institucional e representação do setor da uva e do vinho. Pela dedicação ao setor vitivinícola, já recebeu inúmeras distinções e troféus, entre elas o Troféu Vitis – Destaque Amigo do Vinho Brasileiro, concedido em 2014 pela Associação Brasileira de Enologia (ABE); e a Comenda Anita Garibaldi, do Instituto Cultural Giuseppe e Anita Garibaldi, em 2016. Paviani é casado há 26 anos com Séfora Bulla Paviani com quem tem os filhos Sofia, Pedro e Luzia.

Mérito Florense

Em 2015, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha promulgou a lei municipal que instituiu a medalha Mérito Florense, concedida a personalidades e entidades do município que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento. Já receberam a homenagem Mara Maria Ruschel Miranda, Olir Schiavenin, Hospital Fátima, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Grupo de Escoteiros Alberto Mattioni e Gissely Lovatto Vailatti. A Câmara também concede as honrarias Cidadão Florense, Cidadão Benemérito e Cidadão de Mérito.

 

Os vereadores e o prefeito florense com o homenageado. - Fabiano Provin/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

2 Comentários

  1. Image

    futuro prefeito de Flores, off course!

  2. Image
    Alberto Walter de Oliveira13 de Agosto de 2017 às 16:34

    O Carlos teve, tem e ainda terá muitas contribuições para Flores da Cunha, por sua inteligência e por ser observador atento de tudo o que pode ser melhor para o nosso município e as pessoas. Parabéns à Câmara de Vereadores pela justa homenagem.

Deixe o Seu Comentário