Geral

Beatificação do Frei Salvador será examinada em junho

Com isso conclui-se a primeira etapa do inquérito que, se aprovado, segue para a comprovação de um milagre

Desde 2014 as virtudes de Frei Salvador Pinzetta que mostram que, como servo de Deus, ele atingiu um grau heróico superior, estão sendo analisadas pela Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, em Roma. No início de fevereiro, quase quatro anos depois, o Ministro Provincial dos Capuchinhos no Rio Grande do Sul, frei Nilmar Carlos Gatto, recebeu por correspondência uma boa notícia enviada pelo postulador-geral da Causa, frei Carlo Calloni, diretamente da Itália. O comunicado informa que no dia 5 de junho os consultores teológicos examinarão a positio (relatório) do “Servo de Deus Salvador Pinzetta”. Se aprovado, frei Salvador passa a ser venerável e o processo segue para uma segunda etapa – tão complexa quanto esta primeira –, que é a comprovação de um milagre atribuído ao religioso florense.

De acordo com o frei Celso Bordignon, vice-postulador da Causa, o processo é bastante extenso e não tem prazos definidos para ser concluído, mas avança dentro do esperado. “Com essa data marcada, sabemos que será dado um parecer sobre o inquérito. Os consultores e o postulador podem concluir que o Frei Salvador não teve nada de excepcional em sua vida cristã, podem ainda requisitar mais documentos ou então dar andamento ao processo, com a necessidade da comprovação de um milagre”, explica o frei. Nesta segunda etapa também é indispensável reunir uma extensa lista de documentos, mostrando e provando um caso que foge à explicação da ciência. “As graças são mais comuns, são pequenas conquistas. Mas o milagre deve ter inclusive uma junta médica que indique um acontecimento fora dos padrões da ciência. Isso tudo não tem prazos para ocorrer”, complementa o religioso.

Mudança
O processo de beatificação e canonização de Frei Salvador iniciou em 1977, mas ficou um longo tempo parado, tendo sido retomado em 2011. O trâmite complexo na Igreja Católica foi até o final de 2017 levado adiante pelo então vice-postulador da Causa, dom Ângelo Domingos Salvador que, por motivos de saúde, passou a missão ao frei Celso Bordignon a partir deste ano. “Queremos agradecer o valioso trabalho realizado pelo confrade dom frei Angelo Salvador, que não mediu esforços e tempo para reunir a necessária documentação e redigir a história e vida de nosso Frei Salvador”, escreveu o Ministro Provincial frei Nilmar Carlos Gatto, passando a função a Bordignon.

Entenda o processo
A causa de beatificação é composta por dois momentos distintos. O primeiro é a aprovação de que Frei Salvador viveu uma vida de virtudes. Nesta etapa um documento de 1.380 mil páginas foi escrito, levando consigo um sumário das testemunhas, sínteses dos depoimentos e uma biografia documentada. No total foram 52 pessoas entrevistadas. Todas as informações foram reduzidas em um relatório – positio, que está sendo analisado pelo Conselho Pleno da Congregação das Causas dos Santos, podendo transformar o frei em venerável (digno de veneração) se for aprovado – atualmente Frei Salvador é invocado apenas como servo de Deus.

 O segundo Inquérito, sobre milagres, só é feito se este primeiro for aprovado. Com ele se inicia a última fase antes da canonização, este para analisar os milagres atribuídos ao frei e, que se concluído e aprovado, o torna beato ou santo e digno de ser cultuado.

Romaria ao Frei Salvador ocorre juntamente com as celebrações de Corpus Christi em Flores da Cunha. - Arquivo Jornal O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário