Geral

Associação dos Professores comemora 30 anos de fundação

Entidade de Flores da Cunha atua pela integração dos profissionais da educação. Sessão solene foi realizada na Câmara de Vereadores para marcar a data

Uma entidade focada na integração dos professores, na valorização do ensino e na mobilização da classe em favor de melhores condições de trabalho. Dessa forma nasceu a Associação dos Professores de Flores da Cunha, que neste ano comemora 30 anos de atuação no município. A solenidade festiva ocorreu na quarta-feira, dia 8, quando a Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene pela passagem da data. Na ocasião foram entregues as premiações do concurso Professor na Minha Vida, homenagem às presidentes das últimas cinco gestões e também posse da nova diretoria, gestão 2018.

Após a solenidade, ocorreu um jantar de confraternização. “Pela segunda vez integrando a diretoria da Associação dos Professores cumpre-me reconhecer que essa é uma entidade primordial para a integração do magistério em nosso município. Quer seja por sua mediação entre os professores, quer seja por suas iniciativas que visam por princípio e por fim promover o conhecimento e o convívio entre os professores. Integrar os professores foi o lema e a meta em cada gestão, por isso esse vínculo mais do que nunca precisa ser constantemente reforçado”, destaca a presidente da entidade, Gissely Lovatto Vailatti, que, junto à equipe diretiva, promoveu as atividades comemorativas e passou o cargo para a próxima presidente Mineia De Déa Scalcon – que assumirá a associação para a gestão 2018.

Durante a sessão solene, a vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), que falou em nome dos parlamentares, recordou que a entidade foi um sonho que se tornou realidade e que foi construída com a sinergia de todos os envolvidos. “É uma entidade vibrante, corajosa, honrada e humilde. Juntos idealizaram e acreditaram que seria possível a valorização de uma categoria que todos reconhecem para a importância do futuro. Vida longa a Associação dos Professores”, discursou Claudete. O prefeito, Lídio Scortegagna (PMDB), destacou a importância do setor educacional na vida de todos e lembrou que sempre procurou valorizar aos professores durante sua gestão.

História

Fundada em 8 de novembro de 1987, a Associação dos Professores assumiu nesses 30 anos de história a responsabilidade de integrar, promover atividades sociais e culturais e defender os interesses dos docentes. De acordo com uma pesquisa realizada pelas professoras Gissely Lovatto Vailatti e Teolides Manfron Toscan, as primeiras reuniões foram realizadas ainda em junho de 1987, quando o professor Carlos Raimundo Paviani e outros colegas de profissão realizaram um encontro para organização de uma entidade representativa. A finalidade primordial era a união da classe visando o melhor para a educação. Nesse primeiro encontro foram discutidos os prós e os contras da nova entidade. Com mais pontos favoráveis do que contrários, em novembro estava fundada a entidade. O primeiro presidente foi Paviani, tendo como vice a professora Eroni Mazzocchi Koppe.

Em 1991, a associação lançou um concurso para escolher o logotipo e a bandeira da entidade. O logo composto por três elos demonstra o sentimento de unidade que perpassa pela educação entre alunos, professores, família e comunidade. No ano seguinte, foi lançado o hino ao professor, uma exaltação ao trabalho e dedicação dos mestres. Para este ano, a diretoria projetou uma série de atividades comemorativas, como a organização do acervo histórico da Associação e o levantamento dos 30 anos de atuação. Também promoveu viagem de estudos a Vila Flores e Veranópolis e palestras sobre indisciplina escolar e história da educação no município; disponibilizou certificados válidos para promoção no magistério municipal e confeccionou lápis, lixas e blusas comemorativas ao aniversário.

A Associação mantém 26 convênios com estabelecimentos comerciais e serviços para bonificar os associados com descontos. Neste ano, foi criado um adesivo para os locais com a finalidade de evidenciar as parcerias. A entidade realiza encontros mensais na sala de reuniões da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, no térreo da prefeitura. Atualmente, conta com 228 associados.

 

Nova diretoria*

Presidente: Mineia De Déa Scalcon.

Vice-presidente: Fabiana Bolzan Vieira.

1ª secretária: Silvia Regina Salvador.

2ª secretária: Fátima Caldart Galiotto.

1ª tesoureira: Ivete Cinelli Mascarello.

2ª tesoureira: Vânia Nesello.

* Assumiu a gestão 2018 na quarta-feira, dia 8/11.

 

Concurso ‘Professor na Minha Vida’

Neste ano, a entidade promoveu o concurso Professor na Minha Vida, que envolveu os alunos da educação infantil e ensino fundamental das escolas de Flores da Cunha. A entrega da premiação ocorreu na sessão solene, realizada na quarta-feira, dia 8. Os alunos premiados ganharam troféus de 1º e 2º lugares em cada categoria; também foram presenteados os professores que realizaram o concurso e tiveram estudantes agraciados.

Os vencedores ( confira as imagens de todos os premiados na solenidade no link www.jornaloflorense.com.br/fotos ): Educação Infantil – Desenho: Manuela Molon (1º – Escola Francisco Zilli) e Kerolin Borges (2º – Escola Horácio Borghetti); 1º ano – Desenho: Elias da Silva Maróstica (1º – Escola Rio Branco) e Naiandra Rosa (2º – Escola Tiradentes); 2º ano – Frase: Mariana Gasparetto (1º– Escola Antonio Souza Neto) e Davi Yunges (2º – Escola 1º de Maio); 3º ano – Frase: Emanuelle Basso (1º – Escola Antonio Souza Neto) e Yasmin Klimaszewiski (2º – Escola Francisco Zilli); 4º ano – Verso: Eric Dornelles (1º – Escola Rio Branco) e Giovanna Mazzarotto (2º – Escola Francisco Zilli); 5º e 6º anos – Poesia: Vinícius Floriani (1º – Escola Interativa) e Helen Censi (2º – Escola Antonio de Souza Neto); 7º e 8º anos – Paródia: Anna Julia Ravazio, Cailane Dutra, Isadora Otobelli, Marthyna Fachim e Shanti Amaral (1º – Escola São José) e Fernanda Miranda, Luana Danuzo e Juliana Oliveira (2º – Escola Antonio de Souza Neto); 9º ano – Texto Argumentativo: Gisele Dariva (1º – Escola São Rafael) e Gabriela de Almeida (2º – Escola Francisco Zilli); Apae – Desenho: 1ª Vanize Vizentin e 2ª Daiane Carlesso.

Associação dos Professores recebeu placa comemorativa da Câmara de Vereadores. - Danúbia Otobelli/O Florense Alunos premiados no concurso ‘Professor na Minha Vida’. - Danúbia Otobelli/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário