Geral

Assembleia aprova aumento de repasse ao Ibravin

Proposta, aprovada por unanimidade, determina que 50% da arrecadação anual do Fundovitis seja destinada ao Instituto Brasileiro do Vinho

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou na manhã de hoje, dia 14, por unanimidade, o aumento do repasse de 25% para 50% da arrecadação anual do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do RS (Fundovitis) para o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A proposta foi encaminhada em setembro pelo governador Tarso Genro (PT), com anúncio realizado durante a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos, em Bento Gonçalves.

Conforme o diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, a aprovação beneficiará o setor vitivinícola como um todo. “A medida irá contemplar toda a cadeia produtiva, com ações de fiscalização, cadastros vitícola e vinícola, melhoria da qualidade dos vinhos, promoção, divulgação e capacitação”, explica Paviani.

Para o diretor executivo da Associação Gaúcha dos Vinicultores (Agavi), Darci Dani, o aumento do repasse é importante, pois possibilitará maior divulgação do vinho, o que influencia no aumento direto do consumo, beneficiando toda a cadeia. “A verba que o Ibravin vinha recebendo era pouca, e grande parte dela era utilizada na estruturação do setor. Também precisamos trabalhar na divulgação do produto e em investimento de mercado do vinho nacional”, aponta Dani.

O Fundo deve movimentar neste ano cerca de R$ 20 milhões, a partir de um gerenciamento democrático, com a participação de entidades governamentais e do setor privado. A arrecadação do Fundovitis é proporcional à quantidade de uvas processadas para sucos e vinhos em cada safra. Leia mais sobre o assunto na edição impressa do dia 16 de dezembro.

Texto foi aprovado com emenda da deputada Miriam Marroni (PT). - Marco Couto/Assembleia RS/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário