Geral

20 anos de excelência na educação privada

Escola Interativa de Flores da Cunha promoveu feijoada comemorativa no Clube Independente

Duas décadas dedicadas ao ensino e desenvolvimento de metodologias que acompanham o avanço de crianças e jovens. Destaques da Escola Interativa, única instituição de ensino privado em Flores da Cunha e que em 2017 comemora 20 anos de atuação – há dois anos também presente no município de Antônio Prado. Para comemorar a data, a Feijoada Interativa reunirá a comunidade escolar neste domingo, dia 20, a partir das 11h, no Clube Independente. O encontro terá ainda as posses das associações dos professores e de pais, o lançamento da publicação Nossas Produções, e a entrega dos prêmios do Concurso Literário, atividade organizada pelo Grêmio Estudantil. O grupo Sou – Cantadores de Histórias, a pianista Rellen Dondé e um grupo de pais de Antônio Prado compõem as atrações artísticas.

Atualmente, a Escola Interativa possui 380 alunos, sendo 210 em Flores da Cunha. O quadro de funcionários é de 52 colaboradores – 40 são professores. “Há 20 anos iniciamos um projeto inovador, baseado em valores de uma proposta pedagógica humanista. Nossa escolinha de educação infantil começou no porão de uma casa e depois nos mudamos para o antigo endereço, onde ficamos por 17 anos até conquistarmos a atual sede própria. Nestes anos consolidamos um projeto pedagógico que desde o início era diferenciado”, reconhece Eroni Mazzochi Koppe, diretora da instituição.

As conquistas

Em 2015 a Escola Interativa passou por uma importante mudança, a construção da sede própria, localizada no bairro União. Um espaço moderno e especialmente pensado como local de ensino, a conquista foi uma parceria com a comunidade escolar. “Na Interativa temos um modelo de gestão diferenciada, onde os pais acompanham o planejamento e também as decisões. A mudança para a escola nova só foi possível porque houve um grupo de pais, liderado pelo Volnei Dondé e pelo Rafael Salvador, que fez esse processo acontecer a partir de um planejamento estratégico. Isso tudo é resultado de uma gestão compartilhada”, valoriza Eroni, que é psicóloga e pedagoga.

A escola conta com espaços diferenciados como o laboratório de informática, salas de dança, de jogos, ampla área de pátio, entre outras atribuições importantes para uma educação que vem se transformando com o passar dos anos. E vindo ao encontro disso, há dois anos a Interativa trabalha com o sistema de ensino Pueri Domus. “Esse método se diferencia pelo seu material didático, que é socioconstrutivista, conta com um apoio tecnológico de ponta, e apresenta uma nova maneira de fazer educação. Tem o trabalho em grupo como base e novas metodologias fundamentais atualmente, como a aula invertida e a gamificação da escola. O corpo de professores é especializado e somos uma escola modelo. O Rio Grande do Sul está percebendo agora a importância desses sistemas de educação e a Escola Interativa é pioneira nessa qualificação”, ressalta a diretora.

Outro destaque nessa trajetória de duas décadas é a expansão da Interativa para Antônio Prado. Em 2015 a instituição anunciou que assumiria o antigo Instituto de Educação Cenecista, iniciando o primeiro ano letivo em 2016. No município vizinho, a Interativa atua da educação infantil ao ensino médio – este último um objetivo ainda almejado pela Interativa florense, que atualmente oferece a educação infantil e fundamental I e II.

Seja em Flores da Cunha ou em Antônio Prado, a Interativa valoriza ainda a realização de projetos. “São programas já consolidados e que são importantes para a formação do aluno. Ele é o protagonista, ele faz, o que é diferente de quem apenas ouve. Ser uma escola que trabalha por projetos dá ao estudante uma condição diferenciada”, valoriza Eroni. Interativa em Cena, Etnias, Feira do Empreendedor e Festa da Família são alguns exemplos. “Parcerias também são fundamentais, como a que temos com o Sebrae-RS, por meio da Escola Empreendedora, e também com a College, proporcionando o aprendizado da segunda língua”, complementa.

Comemorar os 20 anos é motivo de orgulho para Eroni, que atribui a conquista também ao apoio familiar. “Só fiz isso realmente porque de alguma forma a minha família permitiu, me apoiou e andou ao meu lado por todo o tempo, proporcionando que eu construísse meu sonho”, enaltece a empresária. Eroni tem como equipes diretivas Vânia Dani (vice-diretora em Flores), Graziela Troiam Beltrame (vice-diretora em Antônio Prado), Cátia Diegues Vaz Maróstica, Letícia Zin e Sinara Garbim (coordenação pedagógica).

À frente da Escola Interativa há 20 anos, a psicóloga e pedagoga Eroni Mazzochi Koppe comemora o aniversário da instituição junto à comunidade escolar. - Camila Baggio/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário