Economia

Número de farmácias cresce 114% em Flores da Cunha na última década

De acordo com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, existem 15 estabelecimentos, ou seja, um para cada 1,9 mil habitantes

Quem circula pelas principais ruas de Flores da Cunha fica com a impressão de que existe uma farmácia a cada esquina. E essa sensação não está errada. Em apenas cinco quadras da Avenida 25 de Julho existem seis desses estabelecimentos – tendo até uma ao lado da outra. Há no segmento uma preferência pelos pontos de esquina, uma estratégia para ter maior visibilidade e atrair os consumidores que buscam ofertas e descontos. A chegada da rede Panvel ao município reforça essa tese.

De acordo com um levantamento feito pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), existem 15 farmácias e drogarias em Flores da Cunha, ou seja, um estabelecimento para cada 1,9 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que essa relação seja de uma para 8 mil habitantes, ou seja, há quatro vez mais estabelecimentos do que o recomendado.

Há no município mais lojas que vendem remédios do que lancherias. Enquanto que nos últimos 10 anos a população florense cresceu 10,5%, o número de farmácias evoluiu 114%, mais que dobrou. O número de profissionais do setor também teve aumento passando de 17 em 2007 para 37 em 2017.

Mas essa proliferação não é exclusividade de Flores da Cunha. Nos últimos anos, a ‘febre’ se alastrou por todo Estado e país. O Rio Grande do Sul conta, atualmente, com 4,7 mil farmácias e drogarias comerciais, o que significa um salto de 12,44% desde 2010. No Brasil, são 74,5 mil farmácias que venderam um total de R$ 69 bilhões em 2016.

Clique aqui para ler a reportagem completa

 

Município tem hoje uma farmácia para cada 1,9 mil habitantes. - Danúbia Otobelli/O Florense Vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia, Roberto Canquerini. - CRF-RS/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário