Blog - Direto da redação

O blog trata de temas políticos e econômicos e de fatos cotidianos.
Sobre o autor: Fabiano Provin, jornalista e sommelier, editor do Jornal O Florense.

Todos os comentários feitos nos blogs passam por moderação. Ou seja, os mesmos são avaliados antes de serem ou não liberados nas postagens.

Deputado Visita Prefeitura de Flores da Cunha

20 de Outubro de 2017 às 09:59 0 Comentários

O deputado federal Carlos Gomes, presidente do PRB gaúcho, visitou Flores da Cunha e conversou com o prefeito, Lídio Scortegagna (PMDB), sobre a possibilidade de destinar emendas parlamentares ao município. Neste ano o parlamentar encaminhou R$ 250 mil que vão beneficiar a Secretaria da Saúde (aquisição de equipamentos para as unidades básicas). O conturbado cenário político nacional também esteve na pauta do encontro ocorrido no dia 6 e que foi acompanhado pelo diretor de trânsito, Valdomiro Viasiminski; pelo secretário de Administração e Governo de Nova Pádua, Pedro Quintanilha; pelo vereador de Bento Gonçalves Marcos Rodrigues Barbosa e pela representante do PRB florense Mikaela Catafesta.

 

Foto: Fábio Carnesella/Prefeitura FC/Divulgação Legenda: Emendas parlamentares e cenário político foram os temas do encontro.
Tweetar Comentar

Câmara Paduense Devolve Verba à Prefeitura

20 de Outubro de 2017 às 09:56 0 Comentários

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Pádua, Léo Sonda (PMDB), devolveu recursos do orçamento do Legislativo, que são originários do Executivo, à prefeitura. O ato junto ao prefeito, Ronaldo Boniatti (PSDB), ocorreu no dia 11. O montante de R$ 207,8 mil será investido na pavimentação de um trecho da estrada do Travessão Paredes (sentido Alfredo Chaves) e para a compra de medicamentos da Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain.

Chama a atenção a antecipação do repasse, uma garantia de economia da Câmara, pois esse tipo de ação geralmente ocorre em dezembro ou janeiro, quando as contas anuais são finalizadas.

 

 

 

Foto: Maicon Pan/Prefeitura NP/Divulgação Legenda: Repasse de Léo Sonda (E) ao prefeito Ronaldo Boniatti (D) ocorreu no dia 11.
Tweetar Comentar

Arrastões e Quebradeira No Centro

13 de Outubro de 2017 às 09:01 0 Comentários

Um assunto também muito debatido em Flores da Cunha, e não é a taxa da iluminação pública que aguarda votação na Câmara de Vereadores, é a quebradeira generalizada registrada em duas noites nas ruas centrais do município. Ninguém foi identificado pela destruição de vitrines, janelas de moradias e vidros de carros. Deve ser uma baita diversão sair por aí quebrando o patrimônio alheio. Mas uma hora vai dar errado. E deu.

Nesta semana, segunda-feira, dia 9, três adolescentes foram flagrados apedrejando veículos estacionados nos fundos da Vinícola Luiz Argenta. A Brigada Militar foi acionada e conseguiu apreender um ‘dimenor’ de 13 anos. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia acompanhado pelo Conselho Tutelar. Após, a mãe dele foi acionada, teve de sair do trabalho para saber o que ele fez. Os outros dois envolvidos na ocorrência foram identificados, têm 14 e 15 anos. Segundo o proprietário de um dos carros danificados, na DP foi estipulado que eles terão de pagar o prejuízo, pois os para-brisas de um VW Gol e um Renault Sandero foram quebrados.

Sinceramente, depois de ler um artigo científico, soube que as águas-vivas conseguiram sobreviver por mais de 650 milhões de anos sem cérebro em nosso planeta. Esse fato continua dando esperança para muitas pessoas.

Tweetar Comentar

Falta de Ações Na Ers-122

13 de Outubro de 2017 às 09:01 0 Comentários

Na semana retrasada O Florense fez uma enquete no site sobre que tipo de ação a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deveria fazer na ERS-122 para ampliar a segurança dos motoristas que trafegam na Serra do Rio das Antas. A resposta mais votada foi ‘construir áreas de escape’. No dia 9, o presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Ascari (PMDB), o Fera, ocupou a tribuna para defender uma indicação sua já feita em anos anteriores, para que seja implantado um mecanismo semelhante ao construído pela Ecovias no sistema Anchieta, na descida para o litoral paulista. Lá foram feitos testes com carretas carregadas com pesos diversos, as quais supostamente tiveram problemas nos freios e precisaram parar com ajuda de uma caixa de brita, uma pista extra com cascalho em vez de asfalto. E o sistema funciona. “A Empresa Gaúcha de Retalhos deveria retirar a praça de pedágio de Flores da Cunha, divide nosso município ao meio. Eles alegam que o desvio tirou 25% do faturamento da EGR, por isso querem transferir a praça ao Daer-RS”, discursa o vereador. “Houve um acidente no Km 88 da ERS-122 com um caminhão carregado de tomates. Retiraram os veículos, mas a carga ficou lá. Os tomates murcharam, apodreceram e secaram, o guard rail está caído até hoje. Ou seja, a EGR não faz o que deveria fazer”, critica Ascari.

Tweetar Comentar

Movimento Sul Livre

13 de Outubro de 2017 às 09:00 0 Comentários

O movimento separatista Sul Livre, que busca o desmembramento do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do país para a formação de uma nova nação, promoveu no dia 7 a segunda edição do Plebisul. Ao todo foram 881 votantes em Flores da Cunha, sendo 869 favoráveis ao separatismo. No total, foram 364.256 eleitores, ou apenas 1,71% do eleitorado da Região Sul, sendo mais de 96% favoráveis ao movimento (a intenção era ter 1 milhão de votantes para que o pedido de manifestação popular seja formalizado junto à Organização das Nações Unidas, a ONU). Porém, é válido e correto também avaliar que 98,3% dos eleitores não participaram da votação. Na primeira edição do plebiscito, feita em outubro de 2016, a participação foi de 2,90% do eleitorado do Sul do Brasil. Agora houve menos adesão.

Tweetar Comentar